"não pertenço a nenhum partido, não pertenço a nenhum grupo, inclusive a nenhum grupo de intelectuais, não respondo a nenhum credo, não participo de qualquer militância, não sou militante de coisa alguma, apenas de ideias". Milton Santos

20/06/2011

Dez anos sem Milton Santos, por Silvio Tendler



Dez anos sem Milton Santos



Pesquisadores relembram 10 anos sem Milton Santos



Em junho deste ano serão completados 10 anos da morte do geógrafo e intelectual baiano Milton Santos. Em razão disso, o Programa de Pós-Graduação, o Departamento de Geografia e o Grupo de Pesquisa Produção do Espaço Urbano decidiram prestar uma homenagem a esse pensador dedicando à sua memória a discussão de sua obra e o aprofundamento do conhecimento sobre a vida desse importante personagem da intelectualidade e da Geografia brasileiras.
Essa homenagem será em forma de um seminário e do lançamento de três livros: Dez Anos sem Milton Santos (depoimentos de 72 amigos e ex-alunos de várias nações, cartas, fotografias etc.); Marianne em Preto e Branco (reedição), de Milton Santos – ambos editados pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia e distribuídos gratuitamente no dia do lançamento. E também será lançado o livro Geografia Literatura e Arte: Reflexões, editado pela Edufba. Esses lançamentos se darão às 11h, na Reitoria da UFBA, nesta quinta-feira (dia 2 de junho).
O seminário traz a Salvador os professores Maria Adélia Aparecida de Sousa (USP) e Marcelo Faria (UEFS), que farão exposições ao lado de Ângelo Serpa (IGEO), Antonio Saja (FFCH), Sergio Farias (IHAC), Claudemiro Neto (IGEO), Fernando Conceição (Facom) e Clímaco Siqueira Dias (IGEO). As inscrições são realizadas no Instituto de Geociências da UFBA, na sala (312-B) do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço Urbano, até o dia 1 de junho, ou no dia do evento, no próprio local, o Auditório Yeda Andrade Ferreira. No IGEO.